Durante o ano de 2005, o Grupo de trabalho para o alargamento da duração das baterias de portáteis (Mobile PC Extended Battery Life Working Group (EBL-WG)) quer atingir uma média anual de vendas de 10 milhões de notebooks com ecrãs de menos de 3 watts. Segundo o comunicado por este grupo, a proliferação deste tipo de ecrãs XGA permite poupanças de bateria equivalentes a 1 hora nos computadores portáteis.



O EBL-WG comunicou ter já conseguido em 2004 que a sua iniciativa de ecrãs de baixo consumo para portáteis garantisse 12 por cento do mercado de vendas de notebooks, sendo estimada a comercialização de 6 milhões de equipamentos com displays XGA de 3 watts ou menos.



Segundo a informação do grupo, desde o estabelecimento desta iniciativa há um ano atrás a média de consumo de energia pelos ecrãs tem sido reduzida, conseguindo-se mais 60 minutos de duração extra das baterias dos notebooks. A aceitação destes dispositivos deverá permitir uma conquista de 20 por cento do total de vendas de portáteis em 2005.



Os ecrãs são ainda um dos componentes que mais energia consome nos portáteis, mantendo-se por isso entre as principais preocupações deste grupo de trabalho que reúne alguns dos nomes mais importantes da indústria de notebooks e que procura a optimização dos recursos de bateria destes equipamentos.



"Os consumidores exigem cada vez mais uma grande duração de bateria dos seus notebooks. Para atingir a meta ideal de uma bateria que dure um dia, é crítico trabalharmos na redução do consumo dos displays", explica Kamal Shah, que preside a este grupo de trabalho.

Notícias Relacionadas:

2002-01-09 - Motorola e Freeplay desenvolvem carregador de corda para telemóveis