http://imgs.sapo.pt/gfx/411268.gif

Escolher um novo televisor para a sala pode ser uma decisão difícil, sobretudo se quiser avaliar a melhor tecnologia, de imagem e som, conjugar com os equipamentos de electrónica de consumo que já tem ou combinar com a decoração. A oferta é variada e a tendência para a Alta Qualidade de grande dimensão está instalada, existindo ainda opções com a conjugação de sistemas de gravação e som.




A primeira dúvida que surge é entre os plasma ou LCDs. As duas tecnologias estão a permitir alargar o tamanho do ecrã a dimensões que se tornam pouco confortáveis para espaços pequenos, mas a vantagem de terem "emagrecido" e já não precisarem da profundidade dos cinescópios, permite conjugá-los de forma diferente na decoração e até pendurá-los numa parede.

Os princípios nos quais se baseiam as duas tecnologias são diferentes, mas na realidade a qualidade da imagem final não é muito diversa, apontando os especialistas vantagens no plasma face à possibilidade de obter cores mais ricas, enquanto o LCD ganha sobretudo no preço, apesar de em tamanhos mais pequenos, sustentada pela maior diversidade da oferta.

A escolha entre uma ou outra tecnologia fica por isso ao critério do gosto e dimensão da carteira de cada um, sendo que pode ainda considerar a alternativa de conjugar o Televisor actual com um projector e uma tela de projecção para exibições especiais, mas esta área deixamos para uma próxima análise.

Seja qual for a escolha, a alta definição (HD ready) e as ligações HDMI, a tecnologia que permite a ligação com suporte de alta qualidade entre os vários equipamentos de electrónica de consumo, são duas características de que não deve abdicar.

Veja agora as propostas que lhe deixamos

Ecrãs de Plasma – Qualidade em dimensão crescente

Ecrãs LCD – A opção pela globalização