Em 2005 assistiu-se a uma mobilização redobrada das comunidades escolares e locais em torno da segunda edição da iniciativa "Computadores para as Escolas", promovida pelos hipermercados Modelo, entre 3 de Outubro e 31 de Dezembro último, que voltou a oferecer 500 computadores, agora entregues aos estabelecimentos de ensino vencedores. O número de escolas participantes cresceu cerca de 15 por cento em 2005 comparativamente ao ano anterior, refere um comunicado de imprensa.



Entre os estabelecimentos de ensino contemplados com computadores nesta segunda edição, 89 por cento são escolas públicas, 7,5 por cento são escolas privadas e 3,5 por cento estão direccionadas para o ensino especial. Quarenta por cento das escolas vencedoras já tinham ganho um computador na edição anterior, o que evidencia segundo a Modelo Continente "um elevado grau de empenhamento e capacidade de organização".



Recorde-se que os estabelecimentos de ensino participam nesta iniciativa "Computadores para as Escolas" através da angariação de vales de compras realizadas nos hipermercados Modelo - um vale por cada 25 euros em compras e cada vale equivale a um ponto. Estes vales são depois endereçados pelos clientes (alunos, professores, pais amigos, etc) às escolas da sua preferência e depositados nas tômbolas que se encontram naqueles espaços comerciais. As primeiras 500 escolas a reunirem 1.500 pontos ganham automaticamente um computador cada.



Este ano as escolas não vencedoras que reuniram mais de 750 pontos podem transitar a pontuação obtida para a próxima edição da iniciativa ou receber uma impressora multifunções, ficando o remanescente da pontuação para o próximo ano, salientam os organizadores no comunicado.



Notícias Relacionadas:

2005-07-08 - PT entrega prémio Escola do Futuro a colégio de Leiria

2004-11-25 - Projecto "Chip7 Escolas" entregou 339 equipamentos informáticos a instituições de ensino