A Greenpeace considera que as empresas estão a cumprir as suas promessas e a fabricar equipamentos electrónicos cada vez mais "verdes". Numa análise aos principais produtos no mercado, a organização não governamental apurou que os equipamentos actuais cumprem mais requisitos de protecção ao ambiente do que os analisados há um ano.

Pelo que foi apurado, são poucos os equipamentos que contêm PVC ou químicos nocivos ao ambiente. Os fabricantes estão a alterar os processos de fabrico migrando para largas quantidades de plástico reciclado na produção de ecrãs, explica a ONG.

A Lenovo destacou-se na análise com o monitor L2440X, classificado o mais "amigo do ambiente" com 6.9 pontos em 10 possíveis. A lista segue com a TV LC-52GX5 da Sharp (5.92), o telemóvel F268 da Samsung (5.42), o laptop Elitebook 2530P da HP (5.48) e o ThinkCentre M58 Desktop da Lenovo (5.88).

Contudo, segundo a Greenpeace, os esforços de cada companhia são positivos mas ainda resta um longo caminho a percorrer no que se refere a politicas verdes.

Nesta análise nem todas as fabricantes participaram. Entre as grandes ausentes contaram-se nomes como Apple, Microsoft, Dell e Asus.