Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX, está a seguir de perto os desenvolvimentos da tecnologia relacionada com a inteligência artificial e anunciou esta quinta-feira uma doação de dez milhões de dólares para futuros estudos na área, que já é apoiada por vários membros das principais empresas da área da informática.



Uma carta aberta publicada no site do Instituto Future of Life alertou para os cuidados necessários e para a viabilidade dos estudos relacionados com assistência artificial, até então vista apenas nos filmes. Essa iniciativa suscitou a atenção de vários trabalhadores da Google, Microsoft, Amazon e IBM, bem como de outras figuras de renome como Stephen Hawking e Elon Musk, que se juntaram à lista de apoiantes.



O atual CEO da Tesla e da SpaceX sempre se mostrou interessado por esta área. Em junho do ano passado, havia alertado para os seus riscos, dizendo até que, sem os devidos cuidados, a humanidade poderia viver algo semelhante ao que acontece no filme The Terminator.



Para prevenir que isso aconteça, o empresário de 43 anos decidiu contribuir com dez milhões de dólares (cerca de 8,6 milhões de euros) para apoiar escolas e centros onde estejam a ser feitos progressos no ramo da inteligência artificial, já que é sempre melhor prevenir que remediar.



“É melhor evitar algum tipo de ocorrência negativa do que esperar que ela aconteça e só então reagir”, disse Musk. O empreendedor acrescentou ainda que "este é um caso com um grande alcance de resultados negativos, alguns deles possivelmente severos e dos quais não saberíamos se conseguiríamos recuperar - aliás, é até possível imaginar um cenário sem a recuperação da civilização humana".



Se irá prevenir ou não a morte de milhões de pessoas, a verdade é que a distribuição do investimento do sul-africano será feita de forma gradual e começará já na próxima segunda-feira, dia 19 de janeiro. A sua gestão será assegurada pela Future of Life.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico