Uma empresa americana está a trabalhar no desenvolvimento de um novo software open source que pode vir a afirmar-se como concorrente ao iTunes da Apple, com a vantagem de ser compatível com vários sites de música e serviços da Web. O software de música digital desenvolvido pela Pioners of the Inevitable designa-se Songbird e usa a mesma tecnologia subjacente à do browser Firefox, designada XML User Interface Language, ou XUL.



Esta opção permite criar diferentes configurações de software, garantindo que diferentes serviços de música e programadores escrevam os seus próprios plug-ins, adicionando funcionalidades ou criando acessos directos para determinada biblioteca de música.



De acordo com informação divulgada pela C|Net, e confirmada no site da empresa, a primeira preview da tecnologia vai estar disponível no início de 2006, depois de um esforço sem sucesso para mostrar os primeiros resultados ainda este ano.



A empresa que desenvolve o software vê nesta estratégia de abertura o seu principal trunfo relativamente às soluções potencialmente concorrentes. "Gostamos da Apple e até lhe agradecemos o facto de ter quebrado barreiras em termos de experiência para o utilizador, mas é inevitável que a arquitectura do mercado mude quando este estiver maduro", refere Rob Lord, fundador da empresa para justificar a sua crença nas potencialidades de uma alternativa ao iTunes que marque a diferença pela sua compatibilidade com várias fontes.



Especialistas consultados pela publicação mostram algumas reticências à necessidade de introduzir num mercado tão competitivo e com um conjunto tão variado de players a investir, uma nova opção. Contudo é também de admitir que, tal como outros projectos open source, o Sondbird ganhe massa crítica, primeiro entre a comunidade open source e depois num círculo mais vasto. Para já está garantido o apoio da Fundação Mozilla, que se diz atenta aos desenvolvimentos.



Notícias Relacionadas:

2005-06-24 - iTunes celebra primeiro aniversário na Europa com 50 milhões de downloads

2005-05-02 - Firefox passa a marca dos 50 milhões de downloads