A Family Tree DNA é uma empresa de testes genéticos que surgiu apoiada no negócio da ancestralidade. Tal como muitas outras, a empresa envia kits de recolha para a casa dos consumidores, que deverão recolher uma amostra do seu próprio ADN, e enviar de volta para que o laboratório da empresa consiga seguir o rasto da sua descendência e apresentar resultados sobre as origens étnico-geográficas do utilizador. No entanto, e embora fosse garantida a segurança e privacidade destes dados, estes podem agora ser cedidos ao FBI para ajudar a resolver crimes.

A Family Tree DNA vai lançar uma campanha para apelar aos consumidores que consintam com a partilha destes dados. O anúncio preparado vai ser inicialmente transmitido em San Diego, Califórnia, onde um assassinato cometido em 1979 foi recentemente resolvido com base numa amostra de ADN.

Investigadores conseguem criar rostos tridimensionais a partir do ADN
Investigadores conseguem criar rostos tridimensionais a partir do ADN
Ver artigo

"Quando um ente querido é vítima de um crime violento, as famílias exigem respostas. Há mais ADN disponível em cenas de crime do que qualquer outro tipo de pista. Se tu és um dos milhões de utilizadores que fez um teste de ADN, a tua ajuda pode providenciar o elo que falta", ouve-se no anúncio.

Em janeiro passado, o Buzzfeed noticiou que a empresa dava luz verde às solicitações que o FBI lhe remetia para investigar a sua base de dados em busca de provas que pudessem resolver casos. As críticas não tardaram a chegar e logo a Family Tree DNA permitiu que os consumidores pedissem para que a empresa retirasse o seu ADN desta plataforma mantida em "comum" com as autoridades.

As autoridades norte-americanas atualizam com regularidade os dados genéticos das vítimas de homicídio, perpetradores de ataques sexuais e outros crimes de natureza violenta. Se um cliente decidir ceder os seus dados a este banco, é importante saber que a polícia será notificada sempre que for feita uma correspondência familiar com o ADN desse mesmo cliente.

A polícia norte-americana está a utilizar cada vez mais a genética como chave para resolver crimes e serviços como o Family Tree DNA ou o 23andMe são a ponte perfeita para chegar a uma base de dados mais ampla e, consequentemente, mais frutífera. No entanto, claro, várias questões relacionadas com a privacidade dos dados estão a ser levantadas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.