Quatro das maiores empresas mundiais de produtos electrónicos anunciaram a intenção de estabelecer uma parceria com vista ao desenvolvimento de uma plataforma pan-europeia de reciclagem. As empresas são a HP, Braun, Electrolux e Sony mas esta iniciativa está aberta à participação de outras entidades.



O objectivo definido pelas empresas é proceder à recolha e gestão do lixo comum, minimizando os custos face ao peso de negociação das companhias, ao mesmo tempo que se preparam para implementar as regras definidas pelo novo enquadramento normativo da União Europeia (EU) para a Reciclagem de equipamentos eléctricos e electrónicos que será transposta para a legislação dos Estados-membros até 2006.



O primeiro passo desta associação entre as empresas é a notificação da Direcção-geral da Concorrência da Comissão Europeia quanto à intenção de se associarem. Porém, esta união poderá trazer vantagens na compra de serviços de reciclagem de alta qualidade no mercado Europeu com as melhores condições possíveis, minimizando os custos para os consumidores, que eventualmente terão de suportar os encargos da reciclagem através do aumento do preço dos produtos, refere Hans Korfmacher, Director dos Assuntos Ambientais na Braun.



As empresas afirmaram ainda que para além do desenvolvimento desta plataforma comum para a recolha de lixo existem directivas internas para criar um design que possa tornar a reciclagem de produto mais eficaz.



Viktor Sundberg da Electrolux, afirmou mesmo que as empresas "reconheceram a importância do tratamento de desperdícios, para proteger o ambiente para as gerações futuras" e ainda a "importância de alcançar este objectivo através de um modo economicamente viável. A recuperação do desperdício terá de ser incorporada no modelo de negócio e tratada como uma parte central do negócio".

Notícias Relacionadas:

2002-10-11 - UE chega a acordo para recolha e tratamento de lixo electrónico nos Estados-membros


2002-05-10 - Empresas portuguesas mais sensibilizadas para reciclagem de lixo eléctrico e electrónico

2002-02-14 - Resíduos eléctricos e electrónicos com nova legislação em Portugal

2001-11-12 - União Europeia espera reciclar milhões de telemóveis


2000-06-15 - Lixo electrónico e eléctrico reciclado até 2006