As editoras de conteúdos multimédia apostam na renovação, lançamento e actualização das enciclopédias portuguesas, agora que se iniciou o ano escolar. O TeK Sapo foi conhecer alguns dos títulos disponíveis em CD-ROM, neste princípio de Outono, entre os quais a Diciopédia, Enciclopédia Universal e o Dicionário Enciclopédico Verbo, que se apresentam como uma boa proposta para substituir as pilhas de livros nas prateleiras.


A "Diciopédia 2002", da Porto Editora, vem na continuidade do mesmo título produzido pela primeira vez em Fevereiro de 1997 e que vendeu mais de 180 mil exemplares ao longo dos anos e sucessivas actualizações, segundo informação do gabinete de imprensa daquela empresa.


Os conteúdos revistos e actualizados, que envolveram na sua elaboração uma equipa de 250 profissionais, reforçaram na "Diciopédia 2002" os componentes multimédia (animações interactivas, imagens, vídeos), as imagens de satélite, o carácter online e a possibilidade de jogar o Jogopédia na Internet. Com a Diciopédia 2002 é possível ainda actualizar os conteúdos e consultar os links online, no site da Porto Editora.


Um outro título disponível no mercado português é a Enciclopédia Universal da Texto Editora, uma edição especial limitada e numerada, a versão 2.0, que vem sendo revista e actualizada desde 1995.


Os quatro CD-ROM que a compõem englobam informação detalhada, repartida por oito grandes temas e setenta sub temas, nos quais se podem encontram imagens, áudios e vídeos, que podem ser actualizados, em cada mês, mediante downloads gratuitos da Internet.


Para quem pretender apenas efectuar consulta online, está disponível a subscrição paga daquela enciclopédia em Universal.te.pt. Neste site pode aceder a alguma informação gratuita, mas para mais detalhes é necessário subscrever o serviço.


"Ainda quanto à subscrição da sua vertente online, por vezes verificam-se algumas promoções, nomeadamente nos sites jovens, facultando a versão shareware por noventa ou sessenta dias", explica Maria João Mergulhão, directora de marketing da Texto Editora.


Para além dos artigos daquela Enciclopédia Universal, encontra na página e no CD-ROM um Dicionário de Língua Portuguesa, o Grande Atlas Interactivo e ainda uma biblioteca complementar com várias entradas e links para a Internet.


Tal com a sua congénere da Porto Editora também a Enciclopédia Universal da Texto Editora custa 9.900 escudos (ou 49 euros) e possui amplas funções de pesquisa e hipertexto, que garantem uma navegação intuitiva por todo o conteúdo, bem como um jogo de teste de conhecimentos e entretenimento para ocupar os utilizadores nos intervalos da consulta.



À semelhança das versões anteriores vem em anexo um CD-ROM de utilitários, que fornece ao utilizador tabelas de Física e Química, árvore genealógica das dinastias da monarquia portuguesa, esquemas interactivos dos reinos naturais, gramática da língua portuguesa e mapa-múndi com os diversos fusos horários.


Nesta montra de enciclopédias electrónicas entra ainda a referência à Enciclopédia Multimédia Verbo, que se encontra em fase de renovação do site e do CD-ROM e cuja apresentação decorrerá em meados de Outubro, como referiu Filipa Bolotinha, assistente de marketing da Editorial Verbo, adiantando "que a espera irá valer a pena".


No endereço desta editora apenas consta a actualização referente a 1998. Uma versão gratuita do Dicionário Enciclopédico Verbo pode ser encontrada no portal Clix, abrangendo igualmente diversos temas.

Notícias Relacionadas:

2000-11-15- Vendas de multimédia em português à beira do primeiro milhão

2001-08-07-Porto Editora prepara terreno para Diciopédia 2002
2001-04-30-Texto Editora apresenta três novos sites