A Epic Games anunciou que ferramentas utilizadas nos seus jogos, como Fortnite, passam a ser expandidas gratuitamente aos developers. Para já disponibiliza o seu software de anti-batota para os jogos online e em formato competitivo de forma gratuita. Da mesma forma que o software de comunicação por voz passa também a ser gratuito.

Os sistemas fazem parte do toolset da Epic Online Services e não requer que os developers utilizem obrigatoriamente o seu motor Unreal nos seus projetos. A empresa diz que as ferramentas podem ser usadas em qualquer motor ou plataforma, sem custos associados.

E a tecnologia é a mesma utilizada em Fortnite, o jogo principal da Epic Games. Esta é utilizada pela empresa desde que adquiriu o sistema Easy Anti-Cheat em 2018, passando a ser a sua solução para Fortnite. E já existem centenas de jogos online a utilizar este sistema para evitar jogadores mal-intencionados de fazer batota no jogo, como por exemplo, Fall Guys, depois de ter sido vítima dos batoteiros.

As empresas que adotarem o sistema Easy Anti-Cheat, vão beneficiar de todas as atualizações no futuro ao software, garantindo que novas técnicas sejam implementadas para detetar batoteiros rapidamente. Ainda assim, isso não significa que a tecnologia seja perfeita, até porque segundo a Surfshark VPN, o próprio jogo Fortnite é um dos jogos com maior incidência de batoteiros, listando três vezes mais que Overwatch, naquele que é o segundo título mais afetado.

tek ranking de batota

Em relação à ferramenta de comunicação por voz, os developers podem utilizar gratuitamente o EOS SDK, igualmente utilizado em Fortnite. É possível integrar conversas diretas entre jogadores ou em grupos, desde que os utilizadores estejam autenticados.

A Epic Games disponibilizou toda a documentação e informação sobre a tecnologia que tem disponível, que pode aceder no seu website. Com a revelação das novidades, a gigante do gaming destacou ainda que tem 500 milhões de contas de Fortnite registadas, assim como 2,7 mil milhões de ligações entre amigos entre Fortnite, Rocket League e a sua própria loja online Epic Games Store.