A Rakuten Kobo vai lançar os seus dois novos modelos de eReaders em Portugal, o Kobo Sage e o Kobo Libra 2. Estes pretendem oferecer uma nova experiência no consumo tanto de livros digitais (eBooks) como os livros de áudio, num único equipamento. O Kubo Sage oferece compatibilidade de ligação Bluetooth, sendo o mais completo modelo da marca, juntamente com os seus acessórios, incluindo as SleepCovers, a PowerCover, a caneta Kobo Stylus para tomar notas ou realçar passagens dos textos.

O objetivo da marca é juntar no mesmo equipamento a opção de ler, escrever e ouvir. O Kobo Sage tem um ecrã HD de 8 polegadas com tecnologia E Ink Carta 1200 sem brilho. Também pode mudar a luminosidade, graças ao ComfortLight PRO, permitindo ainda alterar a temperatura da cor. Tem suporte para Dropbox e 32 GB de armazenamento interno. O dispositivo vai estar disponível em Preto, com as capas Kobo SleepCovers em verde-claro e preto, e a capa PowerCover em preto, no website oficial e parceiros, por um preço de 289,99 euros. Chega a 19 de outubro mas as pré-encomendas já podem ser feitas.

Veja na galeria imagens dos dois novos equipamentos:

O segundo produto é o Kobo Libra 2, que a empresa diz ter um design idealizado para se enquadrar na vida atarefada dos utilizadores. Este modelo tem 32 GB de armazenamento e um ecrã de 7 polegadas HD E Ink Carta 1200 sem brilho, mas o sistema ComfortLight PRO tem controlo de temperatura da iluminação.

O equipamento vai estar disponível em branco e preto, com capas SleepCover em diversas cores (vermelho papoila, lavanda, azul ardósia e preto) e opções distintas de personalização. Chega às lojas no mesmo dia do seu irmão por um preço mais acessível de 189,99 euros.

Ambos os modelos são à prova de água durante 60 minutos, até dois metros de profundidade, demonstrando que pode ler mesmo quando está a tomar banho ou na piscina. De salientar que os equipamentos não têm altifalantes, pelo que para ouvir os audiobooks necessita de uns auscultadores. Os modelos apresentam a opção do modo escuro, para que possa ler o texto branco em fundo preto.

No caso de não ter o leitor à mão, através da aplicação gratuita Kobo poderá ler os livros que tem na biblioteca através do smartphone ou tablet. Este lembra onde marcou a página, para que comece a ler de imediato onde ficou, independentemente do equipamento utilizado.

A Kobo Stylus é vendida em separado, mas pode usar a caneta digital para marcar, destacar ou adicionar notas nas suas leituras. A marca refere que esta oferecer uma sensibilidade à pressão semelhante a uma esferográfica. Pode personalizar o tipo de caneta, tonalidade, tamanho da linha e borracha. Já a sua capa PowerCover não só garante a proteção necessária, como carrega a bateria do equipamento, funcionando como um power bank.