O TeK encerra hoje um espaço de opinião que ao longo dos últimos dias reflectiu sobre a proposta de norma para os documentos estruturados que a Microsoft está a submeter ao organismo internacional de normalização (ISO). Com este trabalho poderá conhecer melhor o processo e as eventuais implicações da normalização do Open XML, a norma que a Microsoft propõe para os documentos do Office, que a ser aprovada coexistirá com outro standard.

Estes artigos antecedem a votação portuguesa que decorre na próxima segunda-feira, 16 de Julho e que definirá o sentido de voto português sobre a matéria. O voto de Portugal será analisado pela ISO juntamente com o de outros 103 países.

Num artigo que publicámos também esta semana pode perceber a polémica que tem envolvido o processo e os argumentos da Microsoft, que também foi convidada a participar neste espaço de opinião apesar de ter recusado, e da comunidade open source, que se opõe firmemente à normalização do standard.



Coube a Gustavo Homem, director técnico da Angulo Sólido, inaugurar o espaço de opinião, que ontem prosseguiu com Rui Seabra, vice-presidente da Ansol e termina hoje com o texto de Vítor Domingos, co-fundador da 7Syntax. O dia de amanhã estava reservado à opinião da Microsoft, que se recusou a participar.

Já na segunda feira deverá realizar-se a votação da Comissão Técnica, que o TeK irá naturalmente acompanhar.



Leia os vários artigos publicados sobre o tema:



http://imgs.sapo.pt/gfx/431560.gif
2007-07-12 - Gustavo Homem, director técnico da Angulo Sólido - "Microsoft 1 - Interesse Nacional 0"













http://imgs.sapo.pt/gfx/431667.gif
2007-07-13 - Rui Seabra, vice-presidente da ANSOL - "Opinião: Porque me oponho ao OOXML?
"












http://imgs.sapo.pt/gfx/431666.gif
2007-07-14 - Vítor Domingos, co-fundador da 7Syntax - "Opinião: ISO 26300: Formato Aberto de Documentos para Aplicações de Escritório"











Notícias Relacionadas:

2007-07-11 - Portugal vota segunda-feira norma proposta pela Microsoft para documentos Office