Procurando complementar a sua oferta de equipamentos para o mercado de estações de trabalho, a IBM Portugal anunciou uma nova workstation baseada no processador POWER4+ que deverá chegar ao mercado antes do final deste mês. A IntelliStation POWER 275 é a primeira estação de trabalho a integrar este processador da IBM e, segundo os resultados de desempenho divulgados pela empresa, garante o triplo da performance a um custo inferior ao da sua antecessora, a IntelliStation POWER 265.



A nova IntelliStation POWER 275 pode integrar um ou dois processadores de 64 bits POWER4+ com velocidades de relógio de 1 ou 1,45 GHz, suportando ainda os aceleradores gráficos POWER GXT4500P e GXT6500P. O sistema operativo integrado nesta estação de trabalho é o AIX 5L da IBM, baseado no sistema operativo Unix e que nos últimos meses tem gerado alguma polémica devido ao processo movido pela SCO contra a IBM.



Luís Correia, gestor da área dos pSeries na IBM Portugal, afirma em comunicado de imprensa que esta nova estação de trabalho reforça a oferta da IBM neste segmento, "complementando a oferta já existente na gama pSeries e RS/6000, bem como modelos de processadores Intel (IntelliStation EPro, MPro e Zpro)".



Algumas das novas funcionalidades integradas nos servidores e estações de trabalho da IBM fazem parte da oferta da IntelliStation POWER 275, nomeadamente algumas da iniciativa Autonomic Computing.

Notícias Relacionadas:

2003-05-29 - IBM apresenta novo servidor Unix de gama baixa baseado no Power4+

2002-08-09 - IBM pretende comercializar um Power PC para desktops baseado no Power4