Actualmente existem 3,3 milhões de domínios Internet no mundo com caixas de correio electrónico compatíveis com o sistema de autenticação Sender ID da Microsoft, o que se traduz em aproximadamente duas mil milhões de mensagens enviadas todos os dias por emissores conhecidos e legítimos, diz a gigante do software. O número de domínios .com e .net que publicaram os seus registos SPF aumentou mais de 125 por cento num ano, passando dos 750 mil domínios de Março de 2005 para os 2,16 milhões registados em Março último.



Os dados foram avançados a par da segunda edição do Email Authentication Summit, que decorreu ontem, em Chicago, onde a fabricante reuniu com 36 entidades com as quais se propõe trabalhar em redor da sua estratégia de correio electrónico seguro.



A Microsoft anunciou ainda o lançamento do programa MSN Postmaster Services, um conjunto actualizado de serviços para gestão de infra-estruturas de email destinado a fornecedores de serviços de Internet.



Resultado da evolução de uma versão beta lançada no ano passado, o MSN Postmaster Services permite que os prestadores de serviços percebam melhor as tecnologias de filtragem e protecção da Microsoft e conheçam as melhores práticas, de modo a que possam assegurar a entrega de mensagens legítimas aos clientes do Hotmail, explica a fabricante num comunicado.



De momento apenas disponível em inglês, o MSN Postmaster Services inclui uma variedade de ferramentas e informação, como um programa de relatório sobre junk mail que permite às empresas acederem às mensagens de email da sua rede que sejam percepcionadas negativamente pelos utilizadores do MSN ou do Windows Live; ou o Smart Network Data Services, que reúne informação sobre a forma como os filtros do MSN e do Windows Live Mail estão a processar as mensagens, podendo ser usada para detectar e impedir computadores "zombie" de enviarem spam



Notícias Relacionadas:

2005-06-23 - Microsoft ameaça bloquear mensagens não autenticadas para acelerar adopção do Sender ID

2005-03-02 - Microsoft defende tecnologia de Sender ID com base em resultados de testes no Hotmail e MSN

2004-09-16 - Sender ID da Microsoft sofre revés com rejeição do IETF
2004-09-07 - Sender ID perde apoio de duas representantes da comunidade open-source