A Oracle apresentou ontem ao mercado português a sua estratégia de grid computing e os novos produtos da família 10g que lhes estão associados: o Oracle Database 10g, o Oracle Application Server 10g e o Oracle Enterprise Manager 10g Grid Control, que serão disponibilizados no início do próximo ano.




O convite para o evento foi endereçado aos directores de informática das mil maiores empresas nacionais, para quem, segundo Eduardo Pinheiro, "a mensagem faz mais sentido nesta fase". Segundo o responsável de marketing da Oracle Portugal, "é tempo de repensar sistemas porque já há soluções no mercado para dar resposta aos problemas de controlo de custos dos últimos anos". E explica que com um modelo de computação em grelha as empresas só terão a beneficiar. "Além da redução de custos imediata, com o grid computing é possível começar pequeno e crescer ilimitadamente, à medida das necessidades", referiu em declarações ao TeK.




Das palavras chave da nova estratégia da Oracle em direcção à computação em grelha fazem igualmente parte a simplificação. O objectivo é segundo a Oracle conseguir uma gestão mais fácil e ao mesmo tempo mais efectiva da infra-estrutura de hardware e dos recursos das empresas, garantindo uma maior eficácia e poupança de custos.




A linha de produtos 10g está, segundo Eduardo Pinheiro em fase final de testes, só devendo surgir no início de 2004 "após a correcção dos pequenos bugs que entretanto surgem sempre para resolver".




Os preços da Oracle Database 10g, do Oracle Application Server 10g e do Oracle Enterprise Manager 10g Grid Control só serão conhecidos na altura do lançamento dos produtos.



Notícias Relacionadas:

2003-09-26 - Oracle quer alargar base de clientes com 10g

2003-09-09 - Oracle aposta na computação em grelha com produtos 10g

2003-08-11 - Oracle aposta em bases de dados em grelha