O Governo dos Estados Unidos da América anunciou ontem a implementação de um novo sistema electrónico de vigilância nas suas fronteiras, o US VISIT (US
Visitor and Immigrant Status Identification Technology). Qualquer cidadão estrangeiro portador de visto que a partir de 1 de Janeiro de 2004 passe as fronteiras dos EUA será fotografado electronicamente e as suas impressões digitais serão recolhidas numa gigantesca base de dados.
As informações do visitante serão depois confirmadas pelas autoridades competentes que confirmarão se o indivíduo tem ligações com redes terroristas, condenações judiciais ou violações na utilização dos seus vistos. Além disto, as entradas e saídas destas pessoas nos EUA serão visionadas em vídeo.
No que diz respeito ao países cujos cidadãos não necessitam de visto para entrar nos EUA, estes estão a ser pressionados pelo governo norte-americano para que sigam, o mais rapidamente possível, o mesmo tipo de programa dentro de portas.
Em declarações recolhidas pelo site Yahoo! o responsável máximo pelo secretario do
Departamento das Fronteiras e Segurança nos Transportes, Asa Hutchinson justificou estas medidas da seguinte forma: "Hoje encontramo-nos [EUA] perante perigos novos. Alguns dos que atravessam as nossas fronteiras não anseiam em respirar o ar da liberdade. Eles aspiram a destruir a liberdade. Eles não procuram uma vida melhor, mas uma oportunidade de destruir a América e roubar vidas de inocentes", aludindo de forma clara aos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001.
Notícias Relacionadas:
2002-08-12 - Japoneses protestam contra novo sistema nacional de
identificação
2002-04-07 - Empresa americana comercializa chip subcutâneo para
identificação electrónica
2001-07-30 - Identificação biométrica facilita check-in no aeroporto de
Heathrow
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mais de 50 imagens incríveis da Terra e do Espaço que marcaram 2024 -
Site do dia
Guarde e organize os posts favoritos da rede social X com esta extensão do Chrome -
App do dia
Se precisa de relaxar experimente a app Chill para gerir o stress e o sono -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários