Um novo desafio de código colocou mais de uma dezena de programadores de elite numa maratona mundial de programação, com um desafio adicional: o modelo de inteligência artificial da OpenAI participou na competição. O modelo ficou em segundo lugar, atrás do grande vencedor, o programador polaco Przemysław Dębiak conhecido como "Psyho”, depois de uma maratona que chegou às 10 horas. 

Como avança o Ars Technica, o programador, que acabou a competição completamente exausto, conquistou aquilo que em breve poderá ser impossível: bater um modelo de IA avançada da OpenAI, numa competição lado-a-lado de programação. O programador venceu o prémio monetário de 500 mil ienes (cerca de 3.000 euros) no AtCoder World Tour Finals 2025 em Tóquio. A plataforma organiza eventos competitivos de programação, além de gerir as tabelas de rankings globais. 

AtCoder World Tour Finals 2025
AtCoder World Tour Finals 2025 AtCoder World Tour Finals 2025 Créditos: Ars Technica

As regras da competição eram simples. Os programadores tinham um problema para resolver, utilizando qualquer linguagem de programação disponível no AtCoder, num total de 600 minutos. Os concorrentes podiam resolver e submeter os seus códigos sem penalização as vezes que quisessem, mas tinham de esperar cinco minutos entre cada tentativa. Este foi considerada a primeira competição do género onde um modelo de IA competia diretamente com os melhores programadores humanos. 

Neste caso, a OpenAI, que participou como patrocinadora, entrou numa partida especial de exibição com um modelo de IA batizada de “Humans vs AI”. O modelo de IA conquistou o segundo lugar, valendo uma mensagem divertida do vencedor humano na rede social X: “A humanidade prevaleceu (por agora)”, aponta Dębiak, que esteve envolvido em diferentes competições no fim-de-semana.   

As finais da competição da AtCoder World Tour representam o pináculo deste sector, num evento exclusivo, sendo convidados os 12 melhores programadores a nível mundial, baseado na performance durante o ano anterior. No caso da competição contra a IA, todos os programadores, incluindo o modelo da OpenAI, estavam limitados a hardware idêntico fornecido pela organização, para garantir que todos trabalhavam com as mesmas ferramentas.  

O programador polaco ganhou com uma margem de quase 10% contra a IA. O modelo, baseado no OpenAI o3, ficou à frente dos restantes 10 programadores de elite. Para a gigante da inteligência artificial, o segundo lugar foi considerado um marco para modelos de IA em competições de programação. “Modelos como o o3 conseguem normalmente ficar entre o Top 100 nas competições de código e matemática, mas tanto quanto sabemos, este é o primeiro Top 3 numa estreia nestas competições”, disse um porta-voz da empresa ao Ars Technica. 

A OpenAI diz que este tipo de eventos permite testar a forma como os seus modelos de IA conseguem raciocinar estrategicamente, planear por mais tempo e melhorar soluções através de tentativa e erro, tal como um humano.