A Microsoft apresentou uma nova interface Xbox Cloud Gaming que inclui as funcionalidades sociais e a interface de utilizador que normalmente se encontram no painel de controlo da XboxA nova interface inclui o acesso a uma versão web do Xbox party chat, para que se possa utilizar um browser para participar numa chamada com amigos, em vez das aplicações Xbox dedicadas, para utilizar no computador e telemóvel.

Através da nova interface é possível encontrar e gerir amigos da Xbox, enviar mensagens, ver perfis de utilizador e conquistas e até ter acesso a notificações. A Microsoft está a testar as atualizações com os membros da plataforma Xbox Insider antes de lançar esta interface para todos os utilizadores do Xbox Cloud Gaming, explica o The Verge.  A gigante tecnológica está apenas a revelar a nova interface. Poderá levar meses até que todos os utilizadores do Xbox Cloud Gaming possam ter acesso a estas novas funcionalidades.

Veja na galeria imagens da interface:

A nova interface integra o Xbox Cloud Gaming, pelo que a maior parte da solução estará também disponível para as Smart TVs e nos headsets Meta Quest VR. Para já, a funcionalidade Xbox party chat na web não estará disponível nos televisores inteligentes.

A Microsoft está ainda a lançar novos hubs de jogos na aplicação Xbox para Windows, permitindo aos jogadores de PC acompanhar o progresso do jogo, aceder a suplementos ou obter notícias dos programadores dentro da aplicação Xbox.

A atualização de abril da consola Xbox começa hoje e inclui opções para silenciar o painel de som Discord, notificações para o espaço de armazenamento de captura de jogos OneDrive e novas opções para restringir a capacidade de instalar jogos ou aplicações numa consola Xbox.

Este antevisão acontece depois de, em fevereiro, Phil Spencer, líder da Xbox, ter afirmado que iria experimentar o lançamento de quatro títulos produzidos internamente na Nintendo Switch e PlayStation 5. Dois dos títulos “as a service” foram tornados públicos pouco tempo depois: Grounded e Sea of Thieves.

Por confirmar ficam os planos da Microsoft em matéria de hardware. Phil Spencer, disse, também em fevereiro, que empresa está a trabalhar em hardware de nova geração e que tudo indica que será uma versão melhorada da Xbox ou uma consola portátil prevista par ao final de 2024.