Teclar, mexer o rato, clicar no rato, fazer copy paste, navegar para cima e para baixo nas páginas Web. Estas são ações que para a maioria das pessoas não são uma novidade e não apresentam grande dificuldade com a ajuda de um rato e de um tapete. Mas este é um “universo” que por motivos físicos está barrado a outras pessoas.



A pensar em utilizadores com paralisia a Samsung desenvolveu o Eyecan+, uma tecnologia que permite interagir com o computador apenas com o movimento dos olhos ou através do piscar dos mesmos.



Basta instalar o computador central, que é uma caixa com tecnologias próprias, por baixo de um monitor. Resta garantir depois que o utilizador tem os olhos a uma distância entre os 60 e 70 centímetros do equipamento. Por fim basta começar a “controlar”.

O interface do computador apresenta uma lista com 18 comandos que podem ser acedidos e executados de forma rápida e simples.



Esta não é a primeira vez que a Samsung está a trabalhar na área dos mecanismos de controlo ocular, tendo inclusive já apresentado uma outra versão da tecnologia Eyecan.



De acordo com a PC World, a Samsung não tem qualquer intenção de comercializar a tecnologia. No plano da empresa está a produção de algumas unidades que serão doadas a centros de cuidados médicos e de auxílio a pessoas com deficiência física.



A gigante sul-coreana vai ainda disponibilizar a tecnologia e o design de referência do computador como dados de código aberto, para que outros empreendedores e programadores possam construir soluções semelhantes ou até mais inovadoras.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico