Nove grandes fabricantes de consumíveis electrónicos, em que se incluem as japonesas Sony e Matsushita Electric Industrial e a holandesa Philips, divulgaram na quinta-feira que definiram as principais especificações para um novo formato de gravação de vídeo em discos ópticos de grande capacidade, baseado num feixe de laser azul



Este acordo visa evitar a fragmentação de tecnologias-padrão disponíveis para os gravadores de DVD - Digital Versatile Disk - que recorrem a um raio laser vermelho para decifrar e gravar informações nos discos. Actualmente existem três formatos distintos: DVD-RAM, DVD-R e DVR-RW. Esta diferença entre laser azul e vermelho, permite que o Blu-ray leia e escreva mais bits de informação numa dada área de espaço do disco. Prevê-se que os primeiros produtos Blu-ray comecem a surgir a partir do próximo ano.



Assim, a sua capacidade de armazenamento de dados num único lado do disco é multiplicada em quase seis vezes, passando a ser de 27 Gbytes, ao contrário dos actuais 4,7. Em termos práticos, pode gravar até duas horas de vídeo digital de alta definição e mais de 13 horas de emissão televisiva normal (com qualidade de definição de imagem correspondente à de um gravador VHS), em comparação com os 133 minutos oferecidos pelos DVDs vulgares.



Outras empresas que também suportam o novo formato são as japonesas Hitachi, Pioneer e Sharp, bem como as sul-coreanas Samsung e LG e a francesa Thomson Multimedia. O novo formato irá começar a ser licenciado na Primavera a outras empresas que queiram desenvolver produtos a partir da nova tecnologia.



A Matsushita, proprietária da marca Panasonic, e outros fabricantes de leitores de DVDs estão também a desenvolver uma tecnologia de duas faces, utilizando materiais semitransparentes, de forma a armazenar 50 Gbytes de dados numa só face de um disco ou cerca de quatro horas de vídeo de alta resolução.



Notícias Relacionadas:

2001-10-09 - Matsushita desenvolve discos DVD graváveis de duas faces

2000-10-10 - DVD de laser azul com 45 GB

2000-07-04 - 140 GB num disco regravável

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.