A Fairphone é uma empresa especializada em eletrónica de consumo, cuja proposta de valor está na produção sustentável de equipamentos. Recentemente, a marca começou a expandir o seu portfolio e a mais recente adição consiste nuns headphones que podem ser inteiramente desmontados e reparados, em caso de avaria.

Este modelo, a que a Fairphone chamou Fairbuds XL, é feito de plástico e alumínio reciclados, couro vegano e peças de poliéster e nylon. A empresa sublinha que se trata do modelo mais sustentável do mercado, uma vez que praticamente todas as peças podem ser compradas em separado e substituídas pelo utilizador.

A marca sabe que os headphones não podem apenas garantir um impacto mínimo no ambiente. Para convencer os compradores, é necessário garantir uma experiência de qualidade. Para esse capítulo, a Fairphone faz questão de contribuir com drivers dinâmicos de 40mm, um sistema de cancelamento ativo de ruído, uma bateria de 800 mAh com até 30 horas de autonomia, Bluetooth com suporte para até dois emparelhamentos simultâneos e vários modos de áudio.

O design não é particularmente característico, mas mantém esta aparelho no domínio dos compactos. "Extrovertidos" é outra das palavras que define os Fairbuds XL, dado os esquemas de cores em que se encontra disponível, o contraste demarcado com os botões e o apontamento subtil na decoração.

No próprio equipamento, vai encontrar uma porta USB-C, um pequeno joystick para controlar a música e um botão dedicado ao sistema de cancelamento de ruído.

Importa ainda sublinhar que o aparelho suporta as assistentes virtuais Alexa, Siri e Google Assistant, pelo que não terá de alcançar o seu smartphone para interagir com elas.

Os Fairbuds XL estão já disponíveis no site oficial da marca, por 249 euros.