A empresa de segurança eEye está a alertar para o facto de terem já sido detectado em sites de hacking exploits para uma das vulnerabilidades críticas reportada e reparada pela Microsoft na passada terça feira.



A informação disponibilizada pela empresa garante que os seus especialistas já viram publicado na Internet dois possíveis exploits para a falha que afecta o sistema de plug-and-play do Windows, usado para configurar de forma mais simples a ligação de periféricos ao PC.



Recorde-se que esta falha - que permite a um atacante tomar controlo da máquina vulnerável - é especialmente grave para utilizadores da versão 2000 do Windows, sendo mais difícil de explorar em sistemas que corram o Windows XP com o Service Pack 2 ou o Windows Server 2003.



A empresa de segurança avisa os utilizadores para procederem rapidamente à actualização identificada pela Microsoft como MS05-039, para que fiquem protegidos de um eventual worm desenvolvido com base na prova de conceito.



Recorde-se que o boletim mensal de segurança da Microsoft disponibilizou na passada terça feira seis actualizações de segurança, três delas críticas. As falhas mais graves afectam, além do sistema plug-and-play do Windows, o software Print Spoofer e o sistema de imagens do Internet Explorer.



As outras três dizem respeito a problemas no Windows Telephony Service, no Remote Desktop Protocol e no protocolo de autentificação Kerberos.



Notícias Relacionadas:

2005-08-10 - Boletim de segurança da Microsoft para Agosto cobre três vulnerabilidades críticas