A poucas semanas de ser lançado comercialmente para os utilizadores particulares, o Windows Vista começa a enfrentar os primeiros dissabores no que diz respeito à segurança do software.



Na primeira quinzena deste mês um especialista russo detectou uma falha que permite o aumento dos privilégios de terceiros sobre todos os sistemas operativos da empresa, incluindo o Vista. Esta falha permite o controlo das máquinas e a monitorização de acções maliciosas executadas por utilizadores mal intencionados.



Já este fim de semana a Microsoft foi notificada, por uma empresa de segurança norte-americana, que cinco novas falhas afectavam o sistema, existindo uma em particular que pode dar origem a um erro grave no Internet Explorer 7.



Esta vulnerabilidade torna-se ainda mais perigosa uma vez que expõe os internautas a programas falsos e erros activados a partir de sites maliciosos, afirma a Determina, uma das empresas que explora os pormenores técnicos dos produtos Microsoft em busca de falhas. Quando são detectados erros a empresa de Bill Gates é contactada de forma a iniciar a produção de patches de correcção.



No que se refere à falha detectada no início do mês o New York Times escreve que um membro da Microsoft já publicou no blog de segurança da empresa que o erro já está a ser estudado "não existindo qualquer tipo de ataque ou actividade que explore esta falha" até à data, escreve o jornal citando Mike Reavey, gestor de operações do Centro de Segurança da Microsoft.



Mesmo actuando no sentido de promover um sistema operativo mais seguro e com novos mecanismos de protecção aos utilizadores, a Microsoft começa a ver a credibilidade do seu produto ser afectada mesmo antes de estar disponível para todos os clientes.

Notícias Relacionadas:

2006-12-11 - Windows Vista terá impacto positivo na economia norte-americana

2006-12-05 - Microsoft nega falhas de segurança no Windows Vista