Uma falha de software deixou desde ontem os clientes de soluções VMware sem acesso aos seus servidores virtuais. O problema, que tem correcção agendada para hoje ao final do dia, afecta os utilizadores dos produtos ESX 3.5 e ESXi com Update 2 que ao tentarem fazer log in recebem uma mensagem de erro indicando que o prazo de validade da sua licença expirou.

A empresa já explicou que o problema de se deve a um mecanismo de relógio activo em ambos os produtos, semelhante àquele que é muitas vezes usado para limitar o tempo de acesso a um produto disponibilizado em versão de teste.

Na explicação a empresa sublinha ainda que a questão não representa um risco de segurança e que a sua origem está completamente identificada. “Muitos clientes ficaram preocupados com a possibilidade dos seus sistemas ESX estarem comprometidos com um ataque e que fosse essa a razão para não iniciarem”, admitia a empresa, garantindo que “o problema que enfrentamos hoje nada tem a ver com a exploração de questões de segurança no ESX”.

A VMware opera em Portugal a partir de Espanha, embora mantenha vários acordos que asseguram a distribuição para os seus produtos no país. Um destes acordos é com a Sun, com quem renovou o acordo OEM em Março deste ano. O TeK contactou a fabricante que garante não ter tido, até à data, “conhecimento de qualquer incidente nos clientes em Portugal”.

A correcção para a falha será lançada às 20 horas GMT. Até lá a empresa aconselha os utilizadores a atrasarem os relógios para fazer funcionar os sistemas um dia antes daquele que define o desligamento automático por fim do prazo da licença.

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