Um erro no Skype forçou os responsáveis da plataforma a encerrarem temporariamente a ferramenta de video-sharing do programa, que permite que os utilizadores partilhem vídeos do Dailymotion e do Metacafe enquanto utilizam a função de chat. Ao que tudo indica, a vulnerabilidade poderia levar à introdução de malware nos computadores dos internautas.
Aviv Raff, investigador na área da segurança, informa que o problema está relacionado com a utilização que o programa faz das janelas do Internet Explorer para executar HTML. O analista explica que a falha é mais grave do que se pensava. Isto porque, "o Skype não aplica qualquer controlo de segurança, o que significa que qualquer atacante pode executar o código de scripting no sistema da vítima e instalar um software malicioso".
No seu blog, Aviv Raff publica um vídeo onde explica como se procede o ataque, por cross-zone scripting, e explica que este pode ser desencadeado "por uma simples visita a um site ou acedendo a um link a partir da aplicação de instant messaging".
A versão 3.6.0.244 do Skype é a mais vulnerável a esta falha embora as mais antigas também possam conter a mesma falha. Para evitar ataques, o investigador sugere que os internautas não utilizem esta ferramenta até que a empresa tenha concluído a correcção do software, o que deverá acontecer entre hoje e amanhã.
Notícias Relacionadas:
2007-08-16 - Problema técnico no Skype impede utilizadores de efectuarem chamadas
Em destaque
-
Multimédia
IRON é (mesmo) um robot humanoide ou um humano disfarçado? Xpeng tira a limpo as dúvidas -
Site do dia
Faça a edição de ficheiros PDF gratuitamente online no website Sedja -
App do dia
North War: Island Defense 3D desafia à construção de um exército e recuperar o reino perdido -
How to TEK
Organize as suas reuniões e videochamadas através do agendamento no WhatsApp
Comentários