Entre organismos públicos e empresas públicas e privadas, a 2ndMarket recolheu durante o ano passado cerca de 250 toneladas de material electrónico e informático, quando em 2002, o volume de lixo recolhido pela empresa havia superado as 300 toneladas (ver Notícias Relacionadas).



A maioria daqueles que reencaminharam os resíduos mencionados para um destino autorizado são entidades certificadas ou que se encontram em processo de certificação, refere em comunicado a empresa de gestão de lixo eléctrico e electrónico.



Embora se notem alguns cuidados ambientais nesta área, existe ainda, segundo Miguel Abreu, director da empresa, falta de informação generalizada quanto à reciclagem destes equipamentos e componentes.



"Creio que esta situação subsiste essencialmente pela falta de informação generalizada sobre o tema no tecido empresarial e mesmo a nível particular", refere o responsável da 2ndMarket, em comunicado enviado à imprensa, sugerindo que seria útil promover uma campanha de sensibilização para a separação e reciclagem de equipamentos e componentes eléctricos e electrónicos, "à semelhança do que foi já feito com a separação dos plásticos e lixo urbano".



No âmbito das recolhas e no volume de material submetido a triagem, pré-tratamento e reciclagem os resultados da empresa acabaram por corresponder às expectativas da empresa. No ano de 2003, a 2ndMarket não enviou qualquer quantidade de resíduos para aterro, "o que demonstra um aumento de eficiência", segundo Miguel Abreu.



Paralelamente às metas respeitantes à recolha de material, também os objectivos de triagem, pré-tratamento e reciclagem dos resíduos foram atingidos, considera a empresa, com mais de 200 toneladas de resíduos pré-tratados e reciclados no decorrer de 2003, representativas de cerca de 60 por cento do volume total.



Os restantes equipamentos e componentes foram reutilizados ou aguardam verificação técnica para poderem ser reutilizados ou reciclados, explica a empresa de gestão de lixo electrónico no comunicado de imprensa.



Notícias Relacionadas:

2003-02-14 - 2ndMarket supera objectivos de recolha de lixo electrónico

2002-05-10 - Empresas portuguesas mais sensibilizadas para reciclagem de lixo eléctrico e electrónico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.