O pacote familiar do Windows 7 poderá não estar disponível em Portugal, pelo menos na primeira fase de vendas, em Outubro. A Microsoft acaba de confirmar o alargamento da disponibilidade do Family Pack para alguns países europeus, mas Portugal não faz parte da lista.

A confirmação do alargamento do número de países que recebe o Family Pack foi feita no blog oficial do Windows. Depois do Canadá e dos Estados Unidos, também a Alemanha, Austria, França, Holanda, Irlanda, Reino Unido, Suíça e Suécia vão ter acesso a este pacote que permite instalar o novo sistema operativo em três PCs, na versão Home Premium. O preço do pacote deverá rondar os 150 euros.

O TeK contactou a Microsoft Portugal que confirma que Portugal não está listado neste anúncio, mas que promete para breve novidades nesta área. "Confirmamos que Portugal não está incluído no anúncio, mas não confirmamos que Portugal não vai ter Family Pack. Mais novidades serão reveladas proximamente", adianta Marcos Santos, responsável pela área do Windows.

Em todos os países o Family Pack deve ser uma oferta limitada, não se sabe se em termos de tempo ou de número de unidades disponibilizadas, mas é uma forma eficiente dos utilizadores pouparem dinheiro numa casa onde exista mais do que um PC.

A Microsoft já tinha revelado em Junho os preços para as várias versões do Windows 7, que estará disponível em português até 31 de Outubro. Mas entretanto já foram feitas alterações nesta lista, devido à retirada da versão sem Internet Explorer, depois da decisão de incluir o IE8, juntamente com a possibilidade do utilizador escolher outros browsers no momento da configuração inicial.

Com esta mudança fica também garantida a disponibilização de uma versão completa e uma versão de upgrade nas lojas europeias, que pode ser pré-encomendada a partir de 1 de Setembro. Até lá quem fizer a pré-encomenda do Windows 7 versão E (a versão que não teria Internet Explorer) vai pagar apenas o preço de upgrade mas recebe a versão completa.

Fátima Caçador