O FBI aconselha todos os internautas a terem mais atenção às mensagens de correio electrónico que recebem nos próximos dias. Isto porque, no decorrer das celebrações do Dia de S. Valentim há a forte probabilidade de receberem postais electrónicos alusivos à época que sejam afinal veículos para a propagação do Storm Worm.
Em comunicado, a agência federal de investigação norte-americana explica que, apesar do vírus estar em actividade permanente, é nas alturas em que se celebram datas de impacto social que o malware atinge maiores taxas de difusão, o que neste caso acaba por significar maior tráfego de emails com códigos maliciosos ou spam.
O Dia dos Namorados foi catalogado como a próxima data crítica para a proliferação deste tipo de ameaças, o que levou o FBI a lançar o alerta mundial para todos os internautas.
Os falsos emails incluem um link que, no seguimento do assunto da mensagem, encaminham o utilizador para uma página onde supostamente é enviada uma resposta ao cartão electrónico. Caso o acesso ao site for consumado, acaba por ser descarregado malware para o computador do utilizador, colocando-o na Storm Worm botnet.
Posto isto, o FBI indica que os internautas não deverão abrir as mensagens que incluem no assunto qualquer tema relacionado com a data comemorada amanhã de forma a evitar que os seus computadores fiquem infectados com o referido código malicioso.
O Storm Worm é uma das ameaças informáticas de maior sucesso na história da Internet pela elevada capacidade de mutação e contágio de máquinas, que depois de infectadas ficam ao serviço de uma gigantesca rede usada para fazer circular SPAM ou malware.
Notícias Relacionadas:
2008-01-25 - Vírus voltam a tirar partido do Dia dos Namorados
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários