Depois da notícia ter sido avançada esta manhã pelo The Washington Post, o FBI confirmou a detenção de Jeffrey Lee Parson, um jovem de 18 anos, residente no estado do Minnesota, sob a acusação de ter criado e disseminado uma variante do vírus Blaster que na segunda semana de Agosto causou problemas de segurança em redes empresariais e computadores domésticos, indicam várias agências noticiosas.



A prisão deste jovem de 18 anos seguiu-se a uma busca realizada na sua casa onde mantinha 7 computadores, todos apreendidos pelo FBI. Os agentes deste organismo acreditam que este jovem não criou o Blaster original mas que modificou o código deste vírus, lançando na Internet uma variante que transportava o anexo penis32.exe, sendo conhecido por "B-variant".



Jeffrey Lee Parson, que usava o pseudónimo "Teekid" mantinha um website onde afirmava ter criado um worm de nome "p2p.teekid.c" mas não mantém qualquer referência ao Blaster, noticia o The Washington Post, citando a acusação. O hacker mostrou pouco cuidado na ocultação de provas, deixando no worm um apontador para o site www.t33kid.com - que está agora offline - razão pela qual terá sido apanhado de forma tão rápida pelo FBI.



O jovem foi sujeito a prisão domiciliária, com proibição de aceder à Internet. De acordo com informação das agências noticiosas, Jeffrey Lee Parson enfrenta uma pena que pode ir até 10 anos de prisão e multa de 250 mil dólares se for condenado.



Em conferência de imprensa realizada em Seattle, o procurador John McKay afirmou que esta prisão pretende transmitir aos cyber criminosos americanos e em todo o mundo que o Departamento de Justiça considera estes crimes de forma séria, noticiou o The Washington Post. Este procurados afirmou ainda que o FBI está ainda a tentar identificar o autor do Blaster original.

Nota de Redacção: [2003-08-30 10:09:00] Esta notícia foi actualizada com informação entretanto disponibilizada por vários meios de comunicação.



Notícias Relacionadas:

2003-08-22 - Portugal novamente na lista dos países mais afectados pela onda de vírus

2003-08-12 - Blaster atacou 250 mil computadores e pode voltar a fazer estragos no próximo sábado