A U.S. Food and Drug Administration avisa numa carta disponível a partir do seu site que a Applied Digital Solutions tem no mercado um microchip de implante subcutaneo que está a ser indevidamente comercializado para fins médicos.



O VeriChip, nome do dispositivo, pode ser lido por scanner e é implantado por debaixo da pele, contendo um número de verificação único. A empresa fabricante indica que o chip tem uma variedade de aplicações para a área da segurança ou financeira, entre outras.



A U.S. Food and Drug Administration tinha decidido em Outubro que não iria reconhecer o VeriChip como um dispositivo de uso médico a não ser que o mesmo fosse vendido para aplicações médicas, como fornecedor de informação para assistir a diagnósticos ou tratamentos.



Numa carta datada de 8 de Novembro, a FDA, citada pela Reuters, afirmava que achava que a fabricante não tinha intenção imediata de comercializar o produto para fins médicos sem primeiro consultar a agência.



Na carta agora apresentada pela FDA no seu site salienta-se que o comportamento da ADS desobedece flagrantemente aos avisos anteriores do regulador e ordena-se que a fabricante corrija imediatamente a sua acção. "Se a ADS continuar a comercializar o VeriChip para aplicações médicas, a FDA fará cumprir a lei sem qualquer outro aviso informal", pode ler-se na carta.



Notícias Relacionadas:

2002-06-21 - Apresentado implante dentário que funciona como um telemóvel

2002-04-07 - Empresa americana comercializa chip subcutâneo para identificação electrónica