A Mozilla testou durante vários meses uma tecnologia que notifica os seus utilizadores quando as suas credenciais são roubadas, sobretudo em situações de invasão de base de dados de serviços e aplicações nas quais estejam registados. O website, que já foi lançado oficialmente, também permite o registo do seu email, notificando-o futuramente caso venha a constar numa base de dados comprometida, avança o Engadget.

O serviço de monitorização, que foi produzido em parceria com a HIBP, pretende conter as cada vez mais frequentes bases de dados alimentadas com credenciais roubadas, sejam para o acesso a endereços de email, como dados de cartões de crédito. A ferramenta é igualmente essencial para utilizadores menos precavidos que utilizem as mesmas passwords para aceder aos diferentes websites e aplicações.

A Mozilla refere que o seu sistema não regista endereços de email, para manter as contas dos utilizadores seguras. Para cruzar dados, são utilizadas as primeiras letras dos endereços, que serão depois cruzadas com os sufixos dos serviços e contas marcadas como infetadas por hackers. As notificações também são ativadas caso navegue em websites que tenham sido afetados no passado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.