A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto reforçou a sua capacidade de cálculo com a adopção de um Cluster de High Performance Computing (HPC), único em Portugal, revela um comunicado da IBM. A unidade, suportada por um cluster IBM eServer 1350, tem uma capacidade de cálculo de 200 GFlop/s, 132 GByte de memória RAM e 3,45 TByte de espaço em disco e será aplicada aos projectos de investigação nas áreas de química, mecânica, electrónica e Tecnologias da Informação.



É constituída por 32 nós computacionais, bi-processador Intel Xeon 64Bits e um nó de gestão, com 64 e 2 CPUs, respectivamente. Cada CPU conta com 2GB e assenta num sistema operativo Linux RHEL - Red Hat Enterprise Linux v3.



A unidade esteve em fase de testes até final do ano passado e entra agora em produção para suportar projectos com necessidades de elevada capacidade computacional como sejam os que se relacionam com a "dinâmica dos fluidos, fenómenos de transporte e reacção química, modelação molecular, simulação em mecânica estrutural, data mining, computação paralela, multimédia e computação gráfica, entre outras", detalha um comunicado.



"Simulações computacionais típicas no nosso laboratório de 60 horas passarão a realizar-se numa hora, e as de 60 dias podem ser obtidas num só dia", explica José Carlos Lopes, investigador principal do laboratório da universidade e professor associado da FEUP. "Isto trará um enorme impacto nas curvas de aprendizagem dos nossos estudantes de doutoramento, na produção científica, na criação de patentes e na inovação tecnológica", acrescenta.



Para explorar de forma mais eficaz a utilização do cluster e permitir o desenvolvimento da infra-estrutura de computação avançada a universidade criou mesmo um consórcio que junta departamentos, laboratórios e direcção da FEUP.



Notícias Relacionadas:

2003-12-12 - IBM apresenta um conjunto de serviços de computação em grelha e autónoma

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.