Não restam grandes dúvidas de que o segmento da realidade virtual vai crescer nos próximos anos e as grandes tecnológicas estão a tentar garantir desde já a sua presença. Os últimos relatos dão conta da intenção da rede social Flickr e da gigante da fotografia Canon de entrarem neste “comboio”.

O Flickr está a preparar um segmento da sua rede social de fotografias onde os utilizadores vão encontrar panorâmicas em 360º. De acordo com o Engadget o projeto só tem algumas semanas de existência, mas a Yahoo! já sabe o que quer fazer a seguir.

O objetivo passa por disponibilizar um botão em todas as panorâmicas em 360º que permitirá consumir esse conteúdo num par de óculos de realidade virtual. Atualmente a rede social só está a trabalhar com os Oculus Rift, mas o objetivo é que venha a ser compatível com outros equipamentos como os Gear VR da Samsung.

Também a Canon levantou o “pano” das suas intenções para a realidade virtual. Durante a Canon Expo - evento onde a empresa japonesa mostra os seus avanços tecnológicos -, foi revelado um equipamento de realidade virtual com uma resolução de 5K, isto é, superior ao Ultra HD.

Isso é conseguido ao dotar cada painel LCD dos óculos com uma resolução de 2.560x1.440 píxeis, o equivalente a ter um LG G4 à frente a cada olho.

O dispositivo apresentado tinha ainda uma ergonomia pouco amiga do utilizador, sendo necessário segurar os óculos com a ajuda de dois apoios. Mas o Engadget garante que o estado tecnológico do equipamento permite à Canon apresentar uma versão para o consumidor num curto espaço de tempo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.