A Priberam, especialista na concepção e desenvolvimento de software, anunciou o lançamento do FLiP 5, a mais recente versão do pacote de ferramentas linguísticas. O trabalho foi desenvolvido por transferência de dicionários pessoais dos diversos utilizadores para o servidor da Priberam, após o que foram efectuadas várias análises a textos generalistas e temáticos no sentido de identificar as palavras e construções gramaticais desconhecidas na versão anterior.

Desta forma, a nova aplicação incorpora quatro auxiliares de tradução, um conjugador de verbos, um editor de texto compatível com todas as ferramentas linguísticas para português, uma correcção automática mais alargada, a verificação de mais erros, um dicionário de sinónimos, antónimos e de nomes próprios estrangeiros e uma compatibilidade com um leque mais vasto de aplicações.

De acordo com Carlos Amaral, sócio-gerente da Priberam "esta versão representa o maior investimento até agora feito pela empresa. Foram três anos de trabalho durante os quais esteve envolvido um grande número de pessoas, por exemplo, nos auxiliares de tradução trabalharam mais de 30 pessoas em Portugal e em França".

Também para criar este trabalho recorreu-se a uma extensa bibliografia pois "estimamos que cerca de 200 mil pessoas recorrem à ferramenta frequentemente para tirar dúvidas sobre a língua portuguesa. Para além dos produtos FLiP, o FLiP On-line é consultado por cada vez mais pessoas para corrigir gratuitamente textos em português", afirmou Carlos Amaral.

O preço de venda ao público do FLiP 5 está estimado entre os 37,39 euros e os 50 euros, mediante a versão pretendida.

Notícias Relacionadas:

2004-09-01 - FLiP Brasil conhece versão Windows

2003-08-25 - FLiP:mac Brasil reforça aposta da Priberam no mercado brasileiro

2003-07-14 - Priberam oferece acesso online a corrector ortográfico para português do Brasil