A Fujitsu revelou que disponibiliza a partir do próximo mês de Junho um PC desktop com suporte para o formato de vídeo da próxima geração Blu-ray e um laptop com suporte para o formato concorrente, o HD DVD. A drive com leitor e gravador Blu-ray será incorporada no desktop FMV-Deskpower TX95S/D e garantirá o suporte para discos com capacidade entre os 25 e os 50GB, numa máquina com um painel LCD de 37 polegadas, 1GB de memória e um disco rígido de 600GB.



O portátil conta com um processador Intel Duo T2300 oferece uma memória de 1 GB e um disco rígido de 320GB. Tem ecrã de 17 polegadas XGA+ com 1400x900 pixels, menos que os 1080 pixels permitidos pelo formato HD DVD, que também ao nível do display fica limitado nas suas capacidades.



Os novos modelos da Fujitsu para já serão apenas comercializados no Japão, sem roadmap para outros países. O desktop irá custar 5064 dólares, enquanto o laptop irá custar 3380 dólares. Com os lançamentos a empresa pretende superar prováveis lacunas no mercado, disponibilizando produtos dirigidos aos segmentos que os promotores dos dois formatos deixaram para segundo plano.



Para já, os novos formatos de vídeo não estão disponíveis nem em PC desktop nem em laptops, embora a Toshiba, promotora do HD DVD, agende para Maio o lançamento do primeiro Qosmio com suporte para a tecnologia. A Sony, que promove o Blu-ray, garante ter planos para avançar com o formato em PCs de secretária e em portáteis mas não confirmou ainda datas concretas para o fazer.



No que se refere aos leitores de vídeo a Toshiba iniciou este mês a comercialização nos Estados Unidos dos primeiros dois modelos, enquanto a Samsung, membro do consórcio para a promoção do Blu-ray, confirmou na semana passada que o primeiro equipamento a ser comercializado nos Estados Unidos só vai estar disponível no final de Junho. Entretanto os filmes que suportam o formato já estão prontos a comercializar, soube-se também esta semana.



A Fujitsu optou por se manter neutra na disputa pelo lugar de standard para a próxima geração de vídeo, ficando fora dos dois consórcios concorrentes. Tal como outras empresas têm feito, a fabricante aposta nas duas tecnologias multiplicando a diversidade da sua oferta.



Notícias Relacionadas:

2006-04-04 - Samsung atrasa lançamento do primeiro leitor Blu-ray

2006-03-21 - Nova geração Qosmio coloca primeiro leitor de HD-DVD no mercado em Maio

2006-03-18 - LG vai comercializar leitor de vídeo que combina formato Blu-ray e HD DVD