A Fujitsu-Siemens anunciou hoje dois novos modelos que vão completar a linha de servidores PrimePower de gama média. Tal como os outros computadores desta gama, os PrimePower 650 e 850 baseiam-se no sistema operativo Solaris - versão do Unix criada pela Sun - e funcionam com processadores da própria Fujitsu que são compatíveis com o chip Sparc da Sun.



Apesar de empresas como a Dell instalarem o Solaris em servidores quando os clientes assim o desejarem, a Fujitsu é uma das poucas fabricantes para além da Sun que oferecem esse sistema operativo já pré-integrado nas suas máquinas. O Solaris é uma das plataformas mais utilizadas para aplicações empresariais e científicas.



Com o anúncio dos PrimePower 650 e 850, a Fujitsu pretende atrair mais utilizadores empresariais nos Estados Unidos. A companhia tem sido bem sucedida na Europa e na Ásia, mas está actualmente a enfrentar o mercado norte-americano altamente competitivo, de acordo com analistas do sector.



Os sistemas agora divulgados vão utilizar os chips Sparc64-GP de 675 MHz que foram recentemente lançados no mercado e dos quais a companhia afirma que deverão fornecer o desempenho suficiente para que os novos servidores concorram contra outras máquinas topo de gama.



O 650 pode vir equipado com até oito processadores, sendo que na sua configuração básica, inclui 4 Gb de memória e quatro processadores. Quanto ao 850, pode integrar 16 processadores, no máximo. Ambos os computadores vão estar disponíveis em Dezembro, mas desconhece-se ainda o preço de ambos.


Notícias Relacionadas:

2001-10-18 - Fujitsu e IBM podem formar aliança

2001-12-14 - Sun lidera mercado de servidores Unix