A Area 120 é uma empresa que se encontra na incubadora da Google e que tem criado ferramentas para ajudar a programar e a melhorar a literacia tecnológica. A sua mais recente criação pretende transformar qualquer utilizador, sem prévia experiência, em produtor de videojogos 3D. A ideia é “tornar a construção de um videojogo como se fosse estar a jogar um próprio”.

A ferramenta, com o assertivo nome de Game Builder, utiliza um sistema de “drag & drop” de objetos em forma de cartões visuais com as instruções de programação que dispensam qualquer linha de código. No entanto, se for um utilizador mais avançado poderá criar as suas próprias cartas em Javascript. A ferramenta oferece milhares de modelos 3D para utilizar nos projetos, assim como elementos para criar as suas próprias personagens.

Este jogo/editor foi construído para ser utilizado cooperativamente com amigos e familiares, já que múltiplos utilizadores podem participar nos projetos e experimentar em tempo real as criações. A Google refere que é possível produzir um jogo em 10 minutos ou passar horas a refinar um projeto mais elaborado.

Pode fazer o download do Game Builder diretamente do Steam.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.