Este ano a Microsoft não optou por fazer a tradicional conferência de apresentação de novos títulos e produtos para a sua consola Xbox One. Ao invés disso transmitiu uma espécie de reportagem sobre Colónia, as tradições da cidade, até mudar para o evento Inside Xbox, diretamente do espaço da empresa na Gamescom. O evento contou com diversos trailers e feedback dos produtores.

O primeiro trailer mostrado foi Hunt: Showdown, o título desenvolvido pela Critek que coloca os jogadores na pele de caçadores de monstros mercenários. Neste título as equipas devem encontrar pistas, perseguir os monstros e caçá-los antes dos adversários para receberem o prémio. Para além dos monstros, controlados pela inteligência artificial, existem outros jogadores inimigos que terá de ter atenção. O título, que está já disponível no PC, vai chegar também à consola da Microsoft.

Outro título disponível na consola da Microsoft é Playerunknown’s Battleground, que mostrou na Gamescom novidades de conteúdos para as próximas atualizações. A própria Microsoft, através do seu embaixador para a Xbox, Major Nelson, viajou ao estúdio em Seoul para encontrar Brendam Greene, o produtor do jogo e trazer novidades para os fãs do Battle Royale. O estúdio explicou a dificuldade da conversão do PC, para uma consola pela primeira vez, em que as primeiras versões corriam a 10 fps e tendiam a “crashar” apenas por trocar as roupas das personagens. Atualmente o jogo recebeu muitas melhorias de otimização, com os fãs a darem constante feedback à equipa de produção. A versão final (1.0) do jogo chegará à Xbox One a 4 de setembro.

Para comemorar o lançamento de PUBG, a Microsoft vai lançar um novo comando temático para a Xbox One, caracterizado com elementos do jogo, incluindo o logotipo do jogo, o anel que representa a área de perigo da arena, e introduz uns “grips” físicos nos gatilhos para uma sensação mais envolvente de disparar as armas. Os utilizadores podem caracterizar o design do controlador no website Design Lab, diretamente do site oficial. Durante a apresentação foi referido o lançamento de novas texturas e materiais de customização.

A Electronic Arts continua a divulgar novidades sobre Battlefield V, neste caso o sistema de progresso dos soldados e as habilidades das diferentes classes. Os jogadores poderão caracterizar os seus soldados, desde o equipamento cosmético, como o armamento a levar para o campo de batalha. O jogo será lançado a 19 de outubro. A Microsoft garantiu o lançamento de três bundles do jogo, juntamente com as diferentes consolas, incluindo uma edição especial Xbox One X com diversos extras.

Lançado no início do ano State of Decay 2 conquistou diversos fãs, e a Undead Labs (que foi recentemente adquirida pela Microsoft) pretende lançar novos conteúdos para o jogo, incluindo um novo modo. Na expansão Day Break, o jogador assume um soldado de elite totalmente equipado com as melhores armas, para completar missões num novo mapa. Neste novo modo, os jogadores já não estão com a sua comunidade de sobreviventes, mas quanto mais explorarem, mais prestígio irão amealhar, que servirá para desbloquear novo equipamento na história principal.

Também Sea of Thieves, produzido pela Rare, um dos principais títulos da Xbox One deste ano vai receber novos conteúdos. O estúdio ouviu os fãs e produziu novos elementos e mecânicas para o jogo de piratas. Forsaken Shores é uma nova ilha vulcânica, repleta de perigos, sobretudo o próprio vulcão ativo que cospe constantemente bolas de fogo e os geysers no chão impedem os piratas de permanecerem muito tempo no mesmo local. O jogo introduz novas Quests e missões para os grupos de jogadores concluírem, recebendo ouro e outras recompensas em troca. A expansão vai ser lançada no dia 19 de setembro.

O evento da Microsoft marca também a estreia do novo trailer de Fallout 76, o próximo capítulo da série inspirada por um mundo pós-apocalíptico. O vídeo informativo centrou-se em novas mecânicas disponíveis no jogo, que desta vez troca o habitual género RPG, para uma experiência de sobrevivência online. Pete Hines, o patrão da Bethesda, explicou o sistema de construção, inspirado em Fallout 4. O jogo estará disponível para testar na área da Bethesda. A beta do jogo será lançada primeiro na Xbox One em outubro, mas os utilizadores da XBox Insiders podem já experimentar esta versão. O jogo será também lançado num bundle especial com a consola da Microsoft.

Metro Exodus foi um título que a Microsoft deu atenção durante a apresentação, com os produtores a explicarem as suas mecânicas, e como os jogadores podem interagir com este mundo futurístico, inspirado pelos livros homónomos. O estúdio refere que os jogadores podem encarar o jogo como um “shooter”, matando tudo o que mexe, mas podem fazer abordagens mais táticas e furtivas, tendo em conta o equipamento que escolhem utilizar.

Dois títulos importantes que vão também chegar à plataforma da Microsoft são Live is Strange 2, a aventura episódica que arranca no dia 27 de setembro, e Devil May Cry 5. A série da Capcom vai regressar ainda mais explosiva, com Nero e Dante a dividirem mais uma vez o protagonismo. O novo trailer mostrado no evento da Microsoft na Gamescom dá dicas de um regresso às origens, depois do reboot falhado da Ninja Theory. Uma das sequências mais emocionantes foi quando a mota do protagonista se dividiu em duas partes, transformando-se em espadas… O sistema Devil Breakers, que pode ser experimentado na demo disponível na Gamescom, transforma o braço biónico de Nero em diferentes armas. A personagem terá um inventário com diversos braços, que podem ser destruídos e substituídos. O jogo será lançado a 8 de março do próximo ano.

O adorável Sable, uma aventura com uma estética animada inspirada no traço simplista da banda desenhada belga, mas ao mesmo tempo com um toque de animação japonesa. A personagem desliza pelas areias do deserto, combate inimigos, mas o foco na exploração está bem presente. O jogo será lançado no final de 2019.

A Microsoft anunciou a coleção Halo: Master Chief Collection para os assinantes do serviço Xbox Insiders. São os primeiros quatro jogos da série num único bundle, que será lançado no próximo dia 1 de setembro. A Microsoft promete melhorias nos jogos, tais como carregamentos mais rápidos, jogar a 60 fps e melhoramentos na latência das partidas online.

Para os utilizadores que desejam controlar a sua conta da Xbox One sem estar em casa, a Microsoft anunciou uma aplicação para smartphones do Game Pass. A app permite gerir o download dos jogos e obter as novidades do catálogo da consola.

Uma das novidades do evento da Microsoft foi a adaptação de DayZ da Bohemia Interactive à Xbox One, com uma antevisão prevista para o dia 29 de agosto. Este jogo de sobrevivência foi um dos primeiros jogos a introduzir o formato Battle Royale popularizado por PUBG e Fortnite. Trata-se de um mundo contemporâneo, completamente destruído por um apocalipse zombie, mas serão as relações entre os jogadores que se destacam: quando avistam um jogador, será este amigável ou agressivo?

Shadow of the Tomb Raider, que ontem ficámos a saber que vai suportar no PC as novas tecnologias RTX da NVidia, foi mostrado no evento da Microsoft, com os criadores do jogo a referirem que este título irá centrar-se na exploração das tombas, repletas de puzzles e armadilhas, lembrando os títulos old school da série. A equipa explica que alguns dos desafios são mortais, caso o jogador falhe a completar as suas mecânicas. O jogo chega às lojas no dia 12 de setembro e mais uma vez a Microsoft vai lançar um bundle do jogo com a consola.

A Supermassive Games, os produtores de Until Dawn, vai lançar mais uma série de antologia repleta de histórias de terror sob a chancela The Dark Pictures. O primeiro jogo, Man of Medan, será lançado no início de 2019, para um plano de lançamentos de dois títulos por ano para o catálogo da Namco Bandai. É a primeira vez que o estúdio lança jogos na consola da Microsoft, depois da exclusividade dos títulos de terror na PS4.

Forza Horizon 4 é mais um dos títulos aguardados da consola, um título que vai ser lançado em bundle com Xbox One. Na Xbox One X pacote inclui ainda outros títulos da série, para quem não teve oportunidade de jogar.

Foram muitos os títulos que passaram pelo espaço da Microsoft, mas praticamente todos conhecidos. Quem visitar a Gamescom em Colónia ou os assinantes da Xbox Pass poderão experimentar a maioria.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.