O inverno já se faz sentir, com o frio e a chuva a desmotivar às caminhadas e sessões de fitness no exterior. Mas a Tacx NEO Bike promete manter a forma física sem a necessidade de sair de casa. Trata-se de uma nova bicicleta de treino da Garmin que pretende oferecer novos desafios todos os dias aos seus utilizadores, através de uma solução inteligente. A bicicleta destaca-se por ser uma smart bike silenciosa, desenhada para simular os percursos ao ar livre na sala de estar ou no ginásio de casa.

A Garmin recorre à sua experiência no campo do tracking de fitness ao oferecer formação avançada e métricas de desempenho das sessões, tais como a potência, velocidade e cadência. Pode mudar de velocidades com apenas o toque de um dedo. E não oferece apenas a experiência de ciclismo, como a sensação de andar a cavalo em diferentes superfícies, como pedras de calçada e cascalho. Para isso pode utilizar a aplicação Tacx Training para mudar os programas, sendo que a fabricante diz que também é compatível com outras apps de terceiros.

Veja na galeria imagens da bicicleta:

A bicicleta tem sistemas de inércia dinâmica, para que o ajude a sentir movimentos de velocidade, assim como a simulação de descidas, bastando para isso ligar a bicicleta a uma fonte de energia externa. Mede também a posição de cada perna, ajudando a analisar a melhor técnica de pedalagem e dar aos utilizadores a informação do seu desempenho. A bicicleta permite qualquer sprint, até 2.200 watts, mantendo-se silenciosa enquanto a utiliza. Além da sensação de descida, pode programar a bicicleta para simular a subida de colinas, até uma inclinação máxima de 25%.

O selim e o volante são ajustáveis, de forma a colocar-se na posição mais confortável para o treino, permitindo utilizar uma manivela para cinco comprimentos. A bicicleta tem ainda ventiladores interativos que são acionados automaticamente pela potência ou ritmo cardíaco do utilizador.

Para acompanhar o treino da bicicleta, a Garmin oferece a aplicação Tacx Training, que tem uma subscrição premium com direito a mais de 250 vídeos com cenários da vida real espalhados pelo mundo, para que o treino seja mais imersivo. Pode utilizar um smartphone ou tablet para ver as imagens, assim como um televisor, mas há uma versão Plus da bicicleta que inclui um ecrã integrado de 4,5 polegadas e dois carregadores USB. Pode seguir treinos estruturados ou mesmo encontrar adversários e competir diretamente com os mesmos ao vivo, assim como carregar dados de GPS, mapas 3D e outros. Pode depois analisar as estatísticas do progresso.

Pode adquirir a bicicleta no seu website oficial, por 3.999,99 euros.