A versão Ice Cream Sandwich está já instalada em 20% de todos os dispositivos baseados em Android, revelou ontem a Google na sua página dedicada à comunidade de programadores de apps para o seu sistema operativo.

Os dados anunciados resultam de uma recolha efetuada pela Google a todos os dispositivos Android que acederam ao serviço Google Play durante 14 dias, cujo período terminou na passada terça-feira, 4 de setembro.

Durante esse período, a empresa constatou que a versão Gingerbread (sobretudo através dos releases entre o 2.3.3 e o 2.3.7) continua a ser mais utilizada, representando ainda 57,2% de todos os tablets e smartphones Android em utilização.

Quanto à mais recente versão Jelly Bean - Android 4.1- está instalado em 1,2% de todos os dispositivos Android.


O quadro que se segue mostra a penetração das várias versões do Android nos equipamentos em funcionamento, de acordo com a recolha de dados mais recente:

[caption]fonte: Google[/caption]

Apesar de ser possível criar aplicações Android que suportem várias dimensões de ecrãs, com diferentes densidades de pontos por polegada, a Google realizou também uma recolha de informação sobre os tipos de ecrã mais usados em equipamentos Android, demodo a fornecer indicações válidas aos programadores.

A empresa divide a dimensão dos ecrãs em quatro categorias (pequeno, normal, grande e muito grande), ao mesmo tempo que os define também quanto à densidade de pixéis, criando uma tabela dos tipos de dispositivos mais usados a este nível.

Os dispositivos com ecrã "normal" e alta densidade de pixéis representam 51,9% dos equipamentos Android usados, o que sugere uma forte utilização de smartphones de gama média e de topo baseados em Android.

Quanto aos equipamentos com ecrãs "muito grandes", que poderão ser associados a tablets, os dados da Google indicam que representam 4,7 das instalações do Android.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico