Uma semana depois de anunciar a sua entrada no mercado móvel através do desenvolvimento de um novo sistema operativo para telemóveis, o Android, a Google lança agora um desafio a todos os criadores de software. A empresa revela que irá oferecer 10 milhões de dólares em prémios a quem desenvolver as melhores aplicações para o sistema operativo.



Para isso será disponibiliza uma ferramenta que permitirá aos criadores o desenvolvimento das aplicações destinadas ao software, o Android SDK. As aplicações são concebidas utilizando a linguagem Java e correm em Dalvi, uma máquina virtual que corre sobre kernel Linux.



Os criadores interessados em participar na iniciativa devem fazer o download do Android SDK e desenvolver as suas aplicações, submetendo-as a concurso entre os dias 2 de Janeiro e 3 de Março do próximo ano.



Após esta fase, um júri destacado para o efeito distribuirá o prémio em dois Android Developer Challenges, o primeiro, referente aos projectos entregues até Março, e um segundo, atribuído numa segunda fase que ocorre após o primeiro telemóvel construído sob a plataforma ser lançado, o que deverá acontecer no segundo semestre de 2008.



No Android Developer Challenge I, os 50 projectos mais promissores recebem um prémio no valor de 25 mil dólares. Estes seleccionados serão então qualificados para uma segunda oportunidade onde serão atribuídos dez prémios de 275 mil dólares e outros dez no valor de 100 mil dólares. O valor restante é atribuído na segunda fase.



O concurso está aberto a qualquer tipo de aplicações desde que sejam "úteis e se façam valer das capacidades do Android para levar uma melhor experiência de utilização" ao cliente. No entanto, a Google deixa algumas áreas de sugestão para o desenvolvimento dos projectos, entre os quais, redes sociais, ferramentas de partilha de documentos, jogos, entre outras.



Para já fica a garantia de que os melhores produtos estarão disponíveis no Android que, desde já, será embutido em alguns modelos de telemóveis da Motorola, Samsung, HTC e LG Electronics.



Notícias Relacionadas:

2007-11-05 - Google entra nos móveis com sistema operativo gratuito e de código aberto