O Google disponibilizou uma nova ferramenta de utilização gratuita que permite a criação de páginas de Internet. O objectivo do Page Creator, que representa a primeira investida da empresa de Internet na área de web hosting, é facilitar o trabalho de publicação de conteúdos web, tornando-o mais acessível a qualquer utilizador.



Para usar o Page Creator não é necessário qualquer conhecimento em linguagem HTML, ou qualquer outra linguagem de programação. A edição das páginas pode ser feita tal como estas vão aparecer online, conforme explica um comunicado, onde se acrescenta que o resultado final do trabalho é alojado pelo Google, também de forma gratuita.



A ferramenta é usada numa página pré-formatada com espaço para título, subtítulo e corpo de texto que podem ser preenchidos usando os 41 estilos disponíveis. Para usar links e imagens estão disponíveis mais três tipos de títulos e seis tipos de fontes.



Depois de criada a página a sua disponibilização online é quase imediata. Para facilitar a divulgação a ferramenta disponibiliza um botão através do qual é possível avisar a lista de contactos da disponibilidade online do site.



Cada utilizador pode guardar até 100 MB de informação e imagens nos servidores online do Google, precisando apenas de criar uma conta de email no serviço gratuito Gmail antes de usar a ferramenta de edição web.



Os responsáveis do Google assumem que a nova ferramenta de edição web foi criada com objectivos mais latos do que a simples focalização no mercado de particulares, sem no entanto admitirem que o Page Creator se pretende assumir como um concorrente às novas funcionalidades disponibilizadas pela Microsoft no novo Office Live, uma suite de aplicações web criada a pensar nas pequenas e médias empresas.



Notícias Relacionadas:

2005-11-02 - Windows Live e Office Live transformam serviços Web da Microsoft

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.