A falha de segurança que afectava 99% dos telemóveis com Android está a ser tratada como prioridade pela Google, que já terá começado a resolver o problema.

Numa declaração escrita a Google avisa que começou a distribuir uma correcção para esta falha de segurança, que em alguns casos pode permitir o acesso a dados do calendário e contactos dos utilizadores.

A correcção não exige nenhuma intervenção dos utilizadores e será aplicada a nível mundial nos próximos dias. A solução deverá passar por correcções directas nos serviços Calendar e Contacts da Google. O acesso a serviços como o Picassa, que também é afectado, deverá ser investigado mais tarde.

Recorde-se que o problema de segurança foi identificado por investigadores alemães da Universidade de Ulm que alertaram para o facto de mais de 99% dos telemóveis estarem em risco através da funcionalidade de ClientLogin.

Uma mensagem dos autores da investigação dá alguns conselhos úteis que podem ser desde já aplicados por quem tem um telefone Android.

Nota da Redacção: Foram corrigidas duas gralhas.