A Google está a impedir o acesso de telemóveis e tablets "rooted" ao seu serviço de aluguer de filmes através do Andoid Market. A notícia foi avançada pela imprensa internacional e a gigante da Internet já admitiu que esta limitação se deve à protecção dos direitos de autor dos filmes.

Os donos de equipamentos que tenham garantido o acesso à "root" do Android, com previlégios de super-utilizador que ultrapassam limitações impostas por fabricantes e operadores aos telemóveis, ficam assim limitados nesta funcionalidade anunciada ainda este ano.

De acordo com a informação divulgada, quem tem um telemóvel "rooted" e tenta alugar um filme na loja do Android recebe uma mensagem de erro indicando que não é possível obter a licença (erro 49). Na informação de apoio explica-se claramente que os equipamentos que foram desbloqueados não são suportados no serviço devido às exigências relacionadas com a protecção de direitos de autor.

A atitude é muito semelhante à que a Apple teve inicialmente com os iPhones desbloqueados, aos quais tinha sido aplicado o Jailbreak, mas que foi obrigada a mudar.

Para já esta limitação de acesso ao Android Movie Market afecta apenas os dispositivos com Honeycomb 3.1, os únicos que poderiam alugar filmes no novo serviço de streaming de vídeo.