O Google lançou uma nova aplicação (ainda em fase de testes), que visa acelerar as ligações de utilizadores de banda larga. O Web Accelerator utiliza os servidores do Google para fazer as requisições de ligação, guarda cópias recentes das páginas visitadas e ainda mostra qual foi o tempo poupado de acesso a cada site.

Segundo a companhia, o Web Accelerator é optimizado para utilizadores de tecnologia DSL ou cabo, enquanto que os internautas de serviços dial-up não vão sentir grandes diferenças ao usar a ferramenta. Por razões de segurança, o Google resolveu excluir a opção de acelerar páginas seguras, evitando desta forma, o armazenamento de páginas de bancos e outros sites de instituições financeiras com informações pessoais.

O Google avisa ainda que a ferramenta não aumenta a velocidade de ligação no momento de fazer o download de ficheiros multimédia, uma vez que o seu sistema só funciona para carregar páginas da web.

Num email enviado à Cnet, um representante do Google referiu que a companhia está sempre atenta à forma de ajudar os utilizadores a acederem à informação desejada de uma forma mais rápida. "Estamos a utilizar a nossa rede para permitir que outras páginas corram mais depressa. Sempre que os nossos utilizadores acedam ao Google.com, vão usufruir de uma experiência online mais rápida", disse o representante.

O programa pode ser descarregado a partir do site Google Labs em versão experimental, tal como tem sido hábito com as últimas ferramentas criadas pela empresa do motor de busca. Depois de instalado o Web Accelerator cria uma barra no navegador, que também serve para configurar a ferramenta.

O software é compatível com sistemas operativos Windows XP e 2000, com o Internet Explorer 5.5 ou versão superior e ainda com o Firefox da Mozilla, versão 1.0 ou superior.

Nota de redacção [2005-05-11 11:24:00] Alguns dias depois de ter lançado a nova ferramenta o Googlwe suspendeu o seu download, alegando ter atingido o número máximo de utilizadores suportado. No site do Web Accelerator mantém-se o aviso onde se promete que a empresa está a trabalhar para alargar a capacidade suportada.

Notícias Relacionadas:

2005-04-21 - Informação de pesquisas pessoais em teste no Google

2005-04-06 - Google vai testar serviço de pesquisas vídeo

2005-04-01 - Google duplica capacidade de armazenamento do Gmail que continua em beta