Disponível para empresas ou investigadores que desejem criar protótipos rapidamente para modelos de machine learning quântico, a Google disponibilizou a biblioteca de código aberto do TensorFlow Quântico. A Google refere que as ferramentas disponíveis se destinam a levar a computação quântica para as comunidades de investigação de machine learning, assim como controlar e modelar sistemas naturais e artificiais, ou seja, processadores NISQ entre 50 e 100 qubits.

A Google refere que com o recente progresso no desenvolvimento da computação quântica, o desenvolvimento de novos modelos de machine learning quântico pode ter um impacto profundo nos maiores problemas do mundo levando a avanços significativos nas áreas de medicina, dos materiais, de deteção e da comunicação. Porém sugere que faltam ferramentas de investigação para descobrir modelos de machine learning quânticos que sejam úteis e que possam processar e executá-los nos computadores quânticos que estão disponíveis atualmente.

tek quantic

As ferramentas disponibilizadas agora em open source são fruto de uma colaboração da Google com a Universidade de Waterloo, a Volkswagon e a X, instituição composta por inventores e empreendedores dedicados a construir tecnologias para melhorar a vida das pessoas.

Pode saber mais sobre o TensorFlow Quantum no blog da Google.