Detalhes no código fonte do Chrome OS revelam que os programadores da Google estão efectivamente a desenvolver uma versão para tablet do sistema operativo.

A informação é avançada pela CNet, que aponta várias alterações que já demonstram algum "trabalho feito" na optimização da plataforma para o novo formato.

Tal como a publicação também nota, a aposta não é uma novidade, já que a Gooogle já apresentou mock-ups do Chrome OS com tablets, mas as alterações agora feitas indiciam que a versão do sistema operativo para este formato "é uma prioridade a curto prazo, e não apenas uma ideia", escreve a CNet.

A gigante da Internet também já tinha reconhecido, em varias ocasiões, que o sistema seria adaptado a diferentes formatos, sem contudo revelar a prioridade de cada um. No entanto, continua a insistir que os primeiros dispositivos Chrome OS a disponibilizar serão notebooks.

Detalhes do código entretanto publicados apresentam vários indícios da adaptação do sistema operativo a dispositivos tácteis - venham eles a ser tablets ou computadores com ecrãs com tal característica.



[caption][/caption]

Em primeiro lugar o browser pode indicar aos servidores que o equipamento de origem tem um interface táctil. Está igualmente previsto o surgimento de um teclado virtual em formato SVG, com teclas como tab, delete, microphone, return ou shift.

Há também um novo design para as tab (que aparece sempre que se abre uma nova janela) optimizada para toque, com ícones de grande dimensão, mais ao estilo iOS, com uma barra de navegação inferior para nos movimentarmos entre diferentes janelas.



[caption][/caption]

Como último exemplo, uma funcionalidade que dificilmente poderá ter sido pensada para um computador: o facto da orientação do ecrã mudar com o virar do dispositivo. Aqui a lógica é com (quase) toda a certeza a do tablet.