O que a funcionalidade de Instant, ou pesquisas instantâneas, permitia era que, à medida que o utilizador ia escrevendo o que queria pesquisar, o motor de busca ia carregando automaticamente os resultados. Esta função foi introduzida em 2010 pela Google, funcionava exclusivamente quando as pesquisas eram realizadas num computador e no próprio site do motor de pesquisa.

Em comunicado, a empresa explicou esta decisão que foi influenciada pela pouca utilização e utilidade do Instant, uma vez que a maioria das pesquisas agora são realizadas através de equipamentos móveis.

"Lançámos o Google Instant em 2010 com o objetivo de oferecer aos utilizadores a informação que precisavam o mais depressa possível, enquanto eles ainda estavam a escrever nos desktop", pode ler-se. "Desde essa altura que muitas das nossas pesquisas foram realizadas através de equipamentos mobile, que têm uma forma de interação e escrita diferente e estão limitados pelo tamanho do ecrã. Com isto em mente, decidimos remover o Google Instant para que nos possamos focar em maneiras de tornar a pesquisa ainda mais rápida e fluída em todos os equipamentos".

Em equipamentos móveis, de facto, o Instant não fazia sentido visto que uma parte do ecrã é ocupado pelo teclado, outra pelas sugestões de pesquisa do Google e iria sobrar muito pouco espaço para ir vendo os resultados de pesquisa. Além de que, em equipamentos mais antigos, a performance seria muito mais reduzida.

Com esta alteração se os utilizadores acederem ao motor de pesquisa, ao escreverem algo para ser procurado, já não vão aparecer resultados enquanto está a digitar.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.