“How can I help you?” É a pergunta que a nova tecnologia de "assistência virtual" da Google lhe vai colocar quando quiser conversar com ela. E foi essa “capacidade conversacional” que Sundar Pichai destacou ao inaugurar o palco da Google I/O 2016.

“Pode pensar num assistente, nós pensamos nele como um 'assistente conversacional', queremos que os utilizadores tenham um diálogo com ele”, referiu o CEO da Google. "Porque não é suficiente dar apenas links. Temos de ajudar as pessoas a fazerem as coisas no mundo real”.

O utilizador pode começar por perguntar algo e continuar com uma série de questões associadas, com a tecnologia a seguir o alinhamento da “conversa” e a responder-lhe acertadamente.  

Google Assistant em todo o lado

A capacidade de dialogar da tecnologia vai ser transversal a uma série de produtos Google, é o caso do Google Home e também da nova aplicação de messaging Allo. 

O princípio de funcionamento da Allo é idêntico ao de outras aplicações de messaging como o WhatsApp por exemplo, permitindo falar com os contactos guardados no telefone. Mas a maneira de falar vai ser diferente, promete a Google.

Há por exemplo a possibilidade de “acentuar” as reações com emojis, que os utilizadores podem fazer crescer consoante queiram sublinhar as emoções implicadas. A funcionalidade varia entre o “whisper e o shout”, ou seja entre o sussurrar e o gritar, explicou-se no palco da Google I/O, e existe para garantir que os utilizadores expressam realmente o que sentem.

O método é semelhante ao usado com o emoji “polegar para cima” no Messenger do Facebook, que aumenta consoante for mais ou menos “carregado” – e que pode ser trocado por outro emoticon mais a gosto pessoal, sabia?

A Allo incorpora o Google Assistant igualmente apresentado esta quarta-feira no palco da conferência de programadores da gigante tecnológica e isso dá-lhe algumas características distintas das suas rivais.

Entre elas está a funcionalidade de Smart Reply, que promete propor respostas rápidas e inteligentes a algo que o outro utilizador diga ou envie. Por exemplo, numa foto de um cão pode ter sugestões de comentários como “Tão engraçado”.

O destaque contudo deve ir para o assistente interativo da aplicação, que permite fazer pesquisas na internet em género conversa. Para tal basta enviar uma mensagem para @google, o chatbot de serviço que lhe vai responder a tudo e mais alguma coisa, ás vezes em, antecipação às intenções do utilizador.

A par da Allo vem uma app "inteligente" dedicado a tornar as chamadas de vídeo "rápidas e simples": a Duo.

Um dos destaques da nova aplicação é a funcionalidade Knock Knock que permite começar a ver (literalmente) quem está a ligar antes de atender.

Uma e outra vão estar disponíveis para Android e iOS a partir do próximo verão.

 

Veja ainda as outras novidades apresentadas na Google I/O:

Mais segurança, um sistema de atualizações e multitasking são algumas das novidades do Android N

Google Home vai ser o seu mordomo pessoal. E pode perguntar-lhe o que quiser
Daydream é a plataforma da Google para Realidade Virtual