Eric Schmidt, presidente da Google, confirmou numa entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera que a empresa pretende lançar um tablet de marca própria num período de seis meses. "Nos próximos seis meses temos intenção de comercializar um tablet da mais alta qualidade", adiantou o responsável.



Para já não são conhecidos detalhes sobre as características do equipamento, nem sobre a forma como a Google pretende concretizar o objetivo, mas os cenários já se colocam. A empresa pode usar a estrutura da Motorola, que adquiriu em agosto por 12,5 mil milhões de dólares, para produzir o seu próprio tablet, logo que a operação seja aprovada pelos reguladores da concorrência nos Estados Unidos e na Europa, algo que ainda não aconteceu.



Pode também optar por outra via. Nos smartphones a Google já assegura o seu próprio equipamento Android (o Nexus, já com várias versões), que é produzido pela Samsung.



O modelo mais recente à venda em Portugal é o Samsung Galaxy Nexus, que chegou às lojas locais no início deste mês. Equipado com o sistema operativo Android o Nexus distingue-se da concorrência essencialmente pelo facto de não incluir as personalizações que cada fabricante incute nos equipamentos.



A empresa pode optar por estender a parceria com a fabricante coreana para o domínio dos tablet PCs - um mercado onde a Samsung também já está - o que daria origem a algo como um Galaxy Nexus Tab, por exemplo.


Eric Schmidt divulgou a intenção da empresa lançar um tablet de marca própria enquanto previa o aumento da concorrência no domínio dos dispositivos portáteis, durante os próximos tempos.



O gestor antecipa uma espécie de duelo Apple vs Android, dando pouca relevância às restantes opções que se perfilam no mercado.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira